Objetivo:
Transformar iniciativas em projetos de sucesso requer o domino de algumas técnicas e de boas práticas em gerência de projetos.
O objetivo deste curso é fazer com que o aluno aprimore a sua capacidade de coordenar projetos através de um programa que condensa os tópicos mais importantes no Gerenciamento de Projetos do PMI e apresenta técnicas e boas práticas de gerenciamento de projetos em um ambiente dinâmico de simulação.
O curso é totalmente prático: "hands on" (mão na massa), mas a prática e os conceitos apresentados, também preparam você para obter a certificação PMP.
Praticando você vai fazer o Termo de Abertura do Projeto, o Registro de Stakeholders, a Reunião de Kick-off, o Plano de Projeto.
Vai aprender técnicas de levantamento de requisitos, de identificação e resposta a riscos.
Praticará a elaboração do cronograma e da matriz de responsabilidades do projeto em uma ferramenta de cronograma. Entenderá, entre outras coisas, os conceitos de reservas de contingência e gerenciamento. Controlará as mudanças e realizará o acompanhamento do desempenho do projeto, tudo na prática. Hands On.
Este é o único que curso prepara você para a prática do mercado de trabalho e também para a certificação do PMI. Basta de teoria em excesso, Gerência de Projeto se aprende fazendo!
Público Alvo:
Este curso foi desenhado para quem está iniciando no gerenciamento de projetos, para quem pretende obter a certificação PMP ou para profissionais que precisam alcançar maior efetividade no gerenciamento de escopo, prazos, custos e qualidade através da utilização dos principais processos, ferramentas e técnicas do PMI/ PMBOK®
Pré-requisitos:
Conhecimento em ferramentas do ambiente Windows
Carga Horária / PDUs:
35 horas
Material Didático / Certificado:
Todos os alunos receberão:
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Material didático digital
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Modelo de Processo de Gerenciamento de Projetos utilizado no módulo de laboratório
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Templates (Modelos) e Diagramas
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Cópia do Software Gantt Project (Software Livre)
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Caderno de Exercícios com mais de 40 práticas
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Certificado INTERDATA para aqueles que tiverem freqüência mínima de 85%
Diferencial Interdata:
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O curso constará de teoria, de um estudo de caso e do desenvolvimento de um projeto "fictício" criado pelos próprios alunos.
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O Treinamento tem como referencial maior o PMBOK® (Um guia de boas práticas em Gerenciamento de Projetos) do PMI, a maior importante referência no mundo sobre Gerenciamento de Projetos. O Programa não é estritamente focado no conteúdo abordado no PMBOK, mas o utiliza como referência padrão.
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Você entenderá o PMBOK realizando toda a prática do ciclo de vida de um projeto
1. Introdução
Por que Gerenciar Projetos?
Gerenciamento de Projetos no dia a dia
2. O Contexto da Gerência de Projetos
PMI e o PMBOK
Operações, Projetos, Programas, Portfólios
Ciclo de Vida e Fases do Projeto
Como e por que devo obter uma certificação?
3. Os Processos da Gestão de Projetos
Iniciação
Planejamento
Execução
Monitoramento e Controle
Encerramento
4. As Áreas de Conhecimento - Aspectos Gerenciáveis em Projetos
Montagem do quadro de processos
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento do Escopo
Gerenciamento do Prazo
Gerenciamento do Custo
Gerenciamento da Qualidade
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Gerenciamento das Comunicações
Gerenciamento dos Riscos
Gerenciamento das Aquisições
Gerenciamento dos Stakeholders
5. Processos de Iniciação
Desenvolver Termo de Abertura do Projeto
Identificar Stakeholders
6. Processos de Planejamento
Desenvolver Plano de Gerenciamento de Projeto
Planejar o Gerenciamento do Escopo
Coletar os Requisitos
Definir o Escopo
Criar a EAP
Planejar o Gerenciamento do Cronograma
Definir as Atividades
Sequenciar as Atividades
Estimar os Recursos das Atividades
Estimar as Durações das Atividades
Desenvolver o Cronograma
Planejar o Gerenciamento de Custo
Estimar os Custos
Determinar o Orçamento
Planejar o Gerenciamento da Qualidade
Desenvolver o Plano dos Recursos Humanos
Planejar o Gerenciamento das Comunicações
Planejar o Gerenciamento dos Riscos
Identificar os Riscos
Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos
Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos
Planejar as Respostas aos Riscos
Planejar o Gerenciamento das Aquisições
Planejar o Gerenciamento dos Stakeholders
Voltar
7. Processos de Execução
Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto
Realizar a Garantia da Qualidade
Mobilizar a Equipe do Projeto
Desenvolver a Equipe do Projeto
Gerenciar a Equipe do Projeto
Gerenciar as Comunicações
Conduzir as Aquisições
Gerenciar o engajamento dos Stakeholders
8. Processos de Monitoramento e Controle
Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto
Realizar o Controle Integrado de Mudanças
Validar o Escopo
Controlar o Escopo
Controlar o Cronograma
Controlar os Custos
Realizar o Controle da Qualidade
Controlar as Comunicações
Controlar os Riscos
Controlar as Aquisições
Controlar o engajamento dos Stakeholders
9. Processos de Encerramento
Encerrar o Projeto ou Fase
Encerrar as Aquisições
10. Laboratório de Gerência de Projetos
Apresentação do Estudo de Caso
Criação (através do estudo de caso) dos principais documentos relacionados aos processos do PMBOK